05 outubro 2009

Semana de Micael - O Medo

Esta semana e a semana de Micael. Segundo a filosofia antroposofica de Rudolf Steiner Waldorf, Micael representa a forca que neste inicio de primavera brota em nosso interior.
Esta força interna é a consciência que devemos buscar em nosso cotidiano para dominar as emocoes aflitivas que nos rodeiam: o MEDO, a vaidade, o egoísmo, a ganância, o orgulho, a concorrência, a corrupção, o consumismo e outros tantos.


Essas emocoes são tudo aquilo que nos prendem ao materialismo, levando a uma preocupação exagerada e fazendo com que esqueçamos da nossa essência, do nosso “Eu interior”.

Segundo Steiner, “o contrário do medo não é a coragem, mas o amor. Cor - agem é coração agindo em nome do amor”. Esta coragem de viver pode ultrapassar nossos medos e limites.

“Nego-me a me submeter ao medo que tira a alegria de minha liberdade, que não me deixa arriscar nada, que me torna pequeno e mesquinho, que me amarra, que não me deixa ser direto e franco, que me persegue, que ocupa negativamente minha imaginação, que sempre pinta visões sombrias.

No entanto, não quero levantar barricadas por medo do medo. Eu quero viver, e não quero encerrar-me. Não quero ser amigável por ter medo de ser sincero. Quero pisar firme porque estou seguro e não para encobrir meu medo. E, quando me calo, quero fazê-lo por amor e não por temer as consequências de minhas palavras.

Não quero acreditar em algo só pelo medo de não acreditar. Não quero filosofar por medo que algo possa atingir-me de perto. Não quero dobrar-me só porque tenho medo de não ser amigável. Não quero impor algo aos outros pelo medo de que possam impor algo a mim.

Por medo de errar, não quero tornar-me inativo. Não quero fugir de volta para o velho, o inaceitável, por medo de não me sentir seguro no novo. Não quero fazer-me de importante porque tenho medo de que senão poderia ser ignorado. Por convicção e amor quero fazer o que faço e deixar de fazer o que deixo de fazer.

Do medo quero arrancar o domínio e dá-lo ao amor. E quero crer no reino que existe em mim.”

Rudolf Steiner Waldorf

4 comentários:

Gabriela Braga disse...

Essa é uma das é uma realidade, todos nós guerreiros da vida, lutando contra nosso dragões!

E viva São Micael!

donaleo disse...

Cintia: eu adoraria reatar nossos laços. Perdi seu contato, querida!
Escreva pra mim, o e-mail é leosouzaramos@gmail.com.
Muita saudade
Eleonora

Lu disse...

eu aqui, trabalhando nesse carnaval, nessa madrugada, exausta, exaurida me deparo com seu blog, enquanto faço um lanchinho ao lado do teclado a fim de continuar meu trabalho, me deparo com seu blog...momento de beleza, reflexão e também para mim momento de saber que tudo é bom e se não é bom ainda, vai ser bom! Bom né!? rsrsrsrs bjs no seu coraçao menina!

Lu disse...

agora 03h50 o seu horario está errado! rsrsrsrsr menina estou com sono e tenho que lutar ainda uma guerra! bjs